FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao Intel Architectural LBR chega para o Kernel Linux 5.9

quarta-feira, 8 de julho de 2020

O suporte ao Intel Architectural LBR chega para o Kernel Linux 5.9


Confira !!



As CPUs da Intel há muito oferecem suporte ao LBR para os últimos registros de ramificação como um meio de registrar as ramificações para as quais o software seguiu, além de expor outras informações do fluxo de controle. Isso se baseou nos registros específicos do modelo, enquanto nas futuras CPUs Intel isso está sendo dobrado em um recurso de arquitetura da CPU mais universal. O suporte ao Intel "Arch LBR" está programado para chegar ainda este ano com o kernel Linux 5.9.

O kernel Linux tem trabalhado com a funcionalidade LBR existente baseada em MSR, na qual, com os gostos do subsistema perf , pode ser usado para registrar as ramificações obtidas e outras informações de fluxo de controle expostas para análise e criação de perfil. Recentemente, a Intel vem trabalhando no suporte a esse LBR arquitetural adicionado ao kernel Linux.

Esses patches Linux vêm depois que a Intel detalhou o LBR "arquitetônico" em março com o seu guia de referência de programação . O Capítulo 7 detalha a nova implementação do LBR.

Com os novos patches do kernel Linux e seu suporte LBR arquitetural, há uma troca de contexto mais rápida graças ao suporte XSAVES e novos recursos MSR, leitura LBR mais rápida, melhor suporte a recursos LBR sem a necessidade de conhecer informações específicas do modelo da CPU, a capacidade de expor LBRs a convidados sem recursos específicos do modelo e despesas gerais mais baixas. Os recursos LBR existentes ainda são mantidos.

A funcionalidade Intel Architectural Last Branch Records está conectada e, a partir desta manhã, foi enfileirada na ramificação perf / core. É aqui que os patches residem até que esse código perf seja enviado para a janela de mesclagem do kernel Linux 5.9 em agosto. O Linux 5.9, por sua vez, será apresentado estável no período de outubro.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário