FERRAMENTAS LINUX: A Intel está fazendo progresso em seu kernel Linux modificado o "mOS" executando os kernels leves

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A Intel está fazendo progresso em seu kernel Linux modificado o "mOS" executando os kernels leves



Confira !!



Por um tempo, a Intel tem trabalhado silenciosamente em "mOS" como o "multi-OS" que é uma versão modificada do kernel do Linux que, por sua vez, executa kernels leves para fins de computação de alto desempenho.

O Intel mOS raramente foi falado (ou incrivelmente raro, com base em pesquisas públicas), pois ainda é em grande parte um projeto de pesquisa, mas mostra muito potencial na área de computação de alto desempenho para fornecer melhor escalabilidade e confiabilidade de cargas de trabalho HPC. Na verdade, o mOS já pode ser usado em alguns supercomputadores como ASCI Red, IBM Blue Gene e outros.

O projeto mOS com seus kernels leves (LWK) são considerados "pré-alfa", mas pelo menos para algumas cargas de trabalho estão se mostrando muito promissores. A Intel está planejando uma versão com qualidade de produção deste "kernel Linux modificado" para o supercomputador Aurora (A21) no próximo ano para computação Exascale.

Sob o conceito "Multi-OS", o kernel do Linux gerencia um número mínimo de núcleos por socket, enquanto os kernels "LWK" gerenciam os recursos para o resto do sistema. Aproveitando o kernel do Linux, eles mantêm a compatibilidade do Linux ABI. O agendador LWK impede que o trabalho do kernel do Linux aconteça nos núcleos de CPU designados para reduzir o ruído, permitir ciclos máximos de CPU para o aplicativo pretendido e várias otimizações em torno de thread e manipulação de memória.

O último trabalho no mOS a partir de ontem, baseie-se novamente no kernel Linux 5.4 LTS mais recente, tendo várias atualizações em seu estado atual v0.8. Certamente será interessante ver aonde esse trabalho nos levará ao longo dos próximos meses, uma vez que caminha para uma estreia com qualidade de produção.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário