FERRAMENTAS LINUX: Alguns códigos feios podem fazer com que o driver Linux da NVIDIA funcione com o XWayland acelerado

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Alguns códigos feios podem fazer com que o driver Linux da NVIDIA funcione com o XWayland acelerado


Confira !



Adam Jackson, da Red Hat, tem trabalhado no "GLX Delay" como um meio de oferecer GLX acelerado com OpenGL para XWayland ao usar o driver proprietário da NVIDIA. O código proposto está passando pelo Mesa, embora seja para o benefício do driver NVIDIA proprietário e também requeira uma alteração na Biblioteca de Despacho Neutro do Fornecedor OpenGL (libglvnd).

Este código de trabalho em andamento permite que produtos como glxgears e glxinfo agora sejam executados com sucesso no XWayland com o driver proprietário NVIDIA. Adam observou com destaque, "devido ao design desta abordagem, a parte de renderização real do GL deve ser quase tão rápida quanto é contra o Xorg, ou contra o EGL no metal nu, então, em princípio, isso pode eventualmente ter um desempenho tão bom quanto é com Xorg. "

Portanto, embora seja bom para jogadores de Linux binários da NVIDIA que desejam suporte XWayland acelerado, este código é um pouco "hacky" e faz algumas modificações para que funcione sem alterações no driver proprietário da NVIDIA. Entre os recursos não implementados estão o suporte para redimensionar janelas XWayland, vários recursos GLX, recursos extras do SwapBuffers, como vsync não conectados, e muito mais. O código está sendo enviado por meio do Mesa, pois está reutilizando o código GLX do Mesa

Quanto ao motivo de Jackson estar trabalhando neste suporte de aceleração NVIDIA XWayland, ele comentou: "Eu quero o código xfree86 fora da minha vida, e esta abordagem parece que eliminará uma grande classe de razões pelas quais você pode precisar usar o Xorg e NVIDIA's Certamente é melhor do que o que você obtém atualmente para clientes GLX nesse cenário, que é llvmpipe. Por outro lado, posso ver o argumento de que isso reforça a posição da libEGL da NVIDIA, uma vez que apenas a tornamos mais utilizável. Mas acho, no geral, que isso reduz a pegada de driver binário e acho que é uma boa direção a seguir. "

O código do trabalho em andamento pode ser encontrado por meio desta solicitação de mesclagem do Mesa . Veremos o que outros desenvolvedores de drivers gráficos do Linux pensam sobre essa abordagem nos próximos dias.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário