segunda-feira, 24 de agosto de 2020
O compilador GCC 11 pode finalmente habilitar a depuração DWARF 5 por padrão
Confira !!
Por vários anos, a GNU Compiler Collection distribuiu suporte experimental para o formato de dados de depuração DWARF 5, enquanto, finalmente, para o lançamento do GCC 11 do próximo ano, ele pode ser considerado estável e usado por padrão.
O formato de dados de depuração DWARF 5 foi publicado em 2017 para suceder ao DWARF Versão 4, agora com uma década de idade. Com o DWARF 5, há suporte para melhor compactação de dados, várias melhorias de desempenho, melhor tratamento de depuração em torno de código otimizado e outras melhorias em relação ao DWARF4. O próprio DWARF 5 esteve em desenvolvimento por meia década e é detalhado em DWARFstd.org .
O GCC oferece suporte à opção -gdwarf-5 para produzir informações de depuração compatíveis com DWARF5, mas o padrão permanece DWARF4 com a versão 5 mais recente sendo "apenas experimental".
Mas com os patches propostos pelo desenvolvedor Mark Wielaard e discutidos durante uma sessão "pássaros da mesma pena" na Linux Plumbers Conference, o GCC finalmente consideraria seu suporte DWARF 5 estável e o usaria por padrão. A apresentação de slides em PDF de Mark para o LPC 2020 BoF pode ser vista para aqueles interessados em mais informações sobre o ecossistema de suporte DWARF 5.
Veremos o que acontece nos próximos dias / semanas, mas pelo menos há boas mudanças que, com o GCC 11 em 2021, o DWARF 5 será finalmente usado por padrão.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
GNU,
Linux,
Linux Defops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário