terça-feira, 18 de agosto de 2020
O Deep Color de 30 bits para o GNOME on Wayland provavelmente levará algum tempo
Confira !!
Conforme escrito no início do mês, o conhecido contribuidor do GNOME, Daniel van Vugt, da Canonical / Ubuntu, adicionou o suporte ao deep color à sua lista TODO para ser capaz de lidar adequadamente com cores de 30 bits no desktop.
Na semana passada, ele abriu uma solicitação de mesclagem que removeria a seleção codificada do formato XRGB8888 GBM para que, em vez disso, a EGL pudesse escolher a maior profundidade de cor.
Daniel observou com essa solicitação de mesclagem: " Na prática, isso significa que a maioria dos sistemas deve agora obter cores de 30 bits
de 24 bits ... Não há mudança nos requisitos de largura de banda da memória, pois os formatos antigo e novo têm 4 bytes por pixel. A composição de clientes Wayland GL nativos é um pouco mais rápida e eficiente usando 30 bits porque eles já padronizam os formatos XR30 ou AR30 quando possível. Apenas os clientes Xwayland legados e a maioria dos clientes SHM que ainda usam cores de 24 bits terão uma composição um pouco mais lenta. "
Mas nos comentários a essa solicitação de mesclagem houve um pouco de poeira entre os desenvolvedores. Em particular, há formatos codificados em outras partes da pilha que precisam ser resolvidos. Jonas Ådahl da Red Hat argumentou que a abordagem está errada devido a esta solicitação de mesclagem sozinha apresentaria regressões múltiplas em outro lugar e essas outras áreas devem primeiro ser tratadas e testadas.
Jonas então marcou o código como trabalho em andamento, "pois é garantido que as coisas quebram e estão incompletos". Antes de deixar o código pousar, Daniel ou outros precisam primeiro se certificar de que as outras áreas sejam tratadas corretamente com o tratamento do formato de pixel e que o plano primário suporte o formato desejado e que o software dependente ainda esteja funcionando perfeitamente.
Resumindo, o suporte a cores profundas de 30 bits não estará pronto a tempo para o lançamento do GNOME 3.38 do próximo mês e provavelmente demorará um pouco mais para que tudo esteja resolvido.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Gnome,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário