FERRAMENTAS LINUX: O driver AMDVLK da Radeon oferece suporte a FreeSync / VRR, mas a opção não é amplamente conhecida

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O driver AMDVLK da Radeon oferece suporte a FreeSync / VRR, mas a opção não é amplamente conhecida



Confira !!



Há um equívoco comum de que o driver Vulkan de código aberto AMD Radeon oficial "AMDVLK" não suporta FreeSync / Atualização de taxa variável, mas isso é realmente impreciso, pois o suporte foi incorporado no início deste ano, embora nunca tenha sido anunciado ou feito no lançamento notas.

Por anos, os relatórios de bugs e solicitações de recursos relativos ao FreeSync / VRR / Adaptive-Sync estão faltando / não são suportados pelo AMDVLK como o driver oficial Radeon Vulkan de código aberto para Linux.

Isso mudou, embora em abril o suporte tenha sido mesclado com a capacitação de Renoir e muitos outros trabalhos. Este "Adicionar suporte de sincronização adaptável" nunca apareceu no anúncio de lançamento da AMD ou nas notas sobre os próximos lançamentos de drivers, mas está lá para os interessados.

Parte da confusão também é que o suporte VRR / FreeSync / Adaptive-Sync não é habilitado por padrão, mas requer habilitá-lo com um dos arquivos de configuração específicos do AMDVLK.

A opção EnableAdaptiveSync, 1 precisa ser definida em /etc/amd/amdPalSettings.cfg . Quando definido e executado em um monitor compatível com VRR, o suporte AdaptiveSync deve estar funcionando para jogos / aplicativos Vulkan. É importante notar que, obviamente, as mesmas restrições do driver do kernel AMDGPU se aplicam, como a atual falta de suporte HDMI VRR pelo driver AMD Radeon no Linux.

Em qualquer caso, espero que isso seja útil para aqueles que não sabem da capacidade do AMDVLK de usar o Adaptive-Sync para tentar reduzir lacrimejamento e gagueira durante as sessões de jogos no Linux.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário