FERRAMENTAS LINUX: O GNU Linux-libre 5.8 exigia muita desobediência

terça-feira, 4 de agosto de 2020

O GNU Linux-libre 5.8 exigia muita desobediência








Confira !!

O Kernel Linux 5.8 é um dos maiores lançamentos de um tempo, mas esse kernel recém-estável também significa que muitos dos novos drivers precisam ser removidos ou modificados por serem dependentes de firmware / microcódigo somente binário ou dependentes de outras dependências consideradas não gratuitamente para os padrões da Free Software Foundation.

O GNU Linux-libre 5.8-gnu foi lançado ontem por Alexandre Oliva, da equipe da FSF Latin America. Ele comentou as mudanças no Kernel Linux 5.8 ",Este foi um grande lançamento. Os novos drivers que exigiam limpeza foram para o Atom ISP Video, MediaTek 7663 USB e 7915 PCIe e Realtek 8723DE WiFi, Renesas PCI xHCI, coprocessador HabanaLabs Gaudi, conversor de taxa de amostragem assíncrona aprimorado, amplificador de alto-falante MAX98390 Maxim Integrated, processador de áudio doméstico conectado Microsemi ZL38060, e I2C EEPROM Slave. Drivers para GPU Adreno, coprocessador HabanaLabs Goya, x86 Touchscreen, vt6656 e btbcm e vários arquivos de documentação precisavam de ajustes nos detalhes de limpeza. "

Ele também observou que, para os scripts que eles usam na purificação do kernel, está em andamento uma transição para o uso de Python e Perl, em vez de GNU awk ou Sed. O GNU Awk é muito mais rápido para fins de GNU Linux-libre, mas consome vários GB de RAM, onde o Python / Perl pode ser concluído em "algumas dezenas de MBs". Enquanto isso, o GNU Sed parece ter um desempenho mais lento do que no passado para a verificação de deblobs.

O kernel Linux 5.8 abençoado pelo GNU, deblobbed, está disponível no FSFLA.org .


Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário