FERRAMENTAS LINUX: O Intel Xeon Ice Lake, Gen2 Optane + Linux's IO_uring produzindo até 2,58 milhões de IOPS por núcleo

sábado, 22 de agosto de 2020

O Intel Xeon Ice Lake, Gen2 Optane + Linux's IO_uring produzindo até 2,58 milhões de IOPS por núcleo




Confira !!



A interface Linux IO_uring é para conduzir algumas das principais melhorias de eficiência na pilha de E / S do Linux é realmente impressionante quando combinada com as plataformas de servidor Ice Lake Xeon da próxima geração da Intel e as unidades de estado sólido Optane Intel Gen2 "Alder Stream".

Jens Axboe do Facebook, que atua como mantenedor do subsistema de bloco do kernel Linux para todo o código de armazenamento e também o mentor por trás de IO_uring, compartilhou alguns números mais recentes de IO_uring. Nessas últimas figuras de referência IO_uring, ele está usando a plataforma Intel IceLake-SP Xeon ainda a ser lançada, bem como as unidades de estado sólido Intel Gen2 "Alder Stream" com a tecnologia 3D XPoint de quatro camadas e PCI Express 4.0. Espera-se que o Ice Lake Xeon e a próxima geração de SSDs Optane sejam lançados antes do final do ano.

Axboe tem usado o hardware de última geração para otimizar o Linux IO_uring para maior eficiência e otimizações de desempenho. Em um único núcleo do sistema, ele está vendo até 2,58 milhões de IOPS por núcleo de CPU (e latência média de 24,9 useg) com uma profundidade de fila de 128 para 290K IOPS com uma latência média de 3,4 useg para uma profundidade de fila de um. Esse teste está no estado atual do kernel principal do Linux 5.9.

Axboe comentou na postagem da lista de discussão , "Além de mostrar o que é possível com io_urante hoje, esses resultados também são uma prova da eficiência geral da pilha de IO do Linux. A introdução do blk-mq tratou tanto da eficiência geral quanto da escalabilidade. Esse foi um critério de design para blk-mq e io_urante o dia 1. Mesmo se você não estiver conduzindo milhões de IOPS, ou usando toneladas de threads / núcleos, você ainda se preocupa em concluir seu trabalho no menor tempo possível, usando o mínimo de ciclos desperdiçados. “

Para os interessados, ele também compartilhou alguns números adicionais via Twitter. Desempenho excelente em hardware de última geração, embora até mesmo para hardware existente com drives de estado sólido PCIe 3.0 / 4.0 NVMe "simples" no nível do consumidor, IO_uring continua a oferecer desempenho incrível e ganhos de eficiência ... Mal posso esperar para ver mais software de código aberto fazendo uso dele.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário