FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.10 está para trazer o suporte para as placas de vídeo desktop Matrox G200

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

O Kernel Linux 5.10 está para trazer o suporte para as placas de vídeo desktop Matrox G200




Confira !



O  Sporting AGP, é fabricado em um processo de 350nm, usando uma interface de memória de 64 bits e com clock de quase 100 MHz, as placas de vídeo de desktop Matrox G200 estão configuradas para ter suporte de fonte aberta principal como o Linux 5.10.

Sim, as peças de desktop da série Matrox G200 com mais de 20 anos estão finalmente vendo o suporte do driver Direct Rendering Manager funcionando para suportar a configuração do modo kernel no Linux.

No início deste verão, escrevi sobre um engenheiro da SUSE trabalhando no suporte do driver Linux MGAG200 para as placas de desktop G200, pois até o momento o driver do kernel principal suportava os chips G200 encontrados apenas nas placas-mãe do servidor. A SUSE vem oferecendo o suporte out-of-tree ao chip de desktop G200 há anos, mas finalmente está se consolidando.

Isso inclui a capacidade de direcionar um monitor para fora das placas gráficas AGP de desktop G200, alterações de gerenciamento de memória GEM que são necessárias para o código existente e outras alterações para que este driver DRM de código aberto funcione em ambos os chips integrados encontrados nas placas de servidor também como placas gráficas de desktop. O SUSE testou com sucesso os patches com uma placa de vídeo G200 executando não apenas o GNOME Shell no X.Org, mas também o Weston do Wayland.

O suporte para desktop G200 foi enviado como parte de drm-misc-next como material definido para ser lançado em outubro para o Linux 5.10.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário