FERRAMENTAS LINUX: O Linux pode planejar melhor seu código / obsolescência do hardware a partir do kernel

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

O Linux pode planejar melhor seu código / obsolescência do hardware a partir do kernel




Confira !!



Uma das muitas discussões interessantes para a Linux Plumbers Conference virtual desta semana é sobre o planejamento da obsolescência do código no futuro. Embora se trate também dos recursos do kernel, também se trata das etapas e de quando eliminar o suporte a hardware antigo.

Arnd Bergmann iniciou a discussão esta semana no LPC 2020 para algo que certamente será mais discutido nas listas de discussão nas próximas semanas sobre o planejamento da obsolescência do código.

Este desenvolvedor de kernel de longa data está procurando ter um trabalho upstream em uma documentação melhor que rastreie os recursos do kernel considerados potencialmente "obsoletos". A documentação incluiria o detalhamento dos interruptores / botões Kconfig para alternar a funcionalidade, por quanto tempo o upstream planeja manter o suporte existente, quaisquer justificativas para manter o código por perto, pontos de contato para o referido código e os benefícios de remover o código "obsoleto" .

Ao acompanhar melhor o código do kernel potencialmente obsoleto e se algum usuário ainda estiver contando com os recursos ou hardware em questão com as últimas versões do kernel upstream, será mais fácil e claro quando essa funcionalidade deve ser eliminada gradualmente, bem como ter a documentação que descreve formalmente seus planos para descontinuar o suporte, possivelmente no futuro.

Um benefício em se livrar do código obsoleto é reduzir a carga de manutenção do kernel e torná-lo mais fácil para futuras melhorias de código e novos recursos sem arriscar a regressão do suporte antigo ou ter que atualizar o código que potencialmente não tem mais usuários reais. Um exemplo é que há dois anos Arnd abandonouas várias arquiteturas de CPU desatualizadas do kernel que acabou não tendo nenhum usuário ativo e, ao fazer isso, permitiu a limpeza do código do kernel entre arquiteturas que, de outra forma, teria sido muito mais difícil e demorado.

O vídeo do YouTube da discussão LPC2020 deve estar disponível em breve, enquanto por agora é o conjunto de slides em PDF sobre a discussão sobre obsolescência do código.


Até apróxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário