FERRAMENTAS LINUX: O OpenRISC percebe que o TLB é limpo com o Kernel Linux 5.9

sábado, 15 de agosto de 2020

O OpenRISC percebe que o TLB é limpo com o Kernel Linux 5.9





Confira !!



Embora o RISC-V esteja florescendo quando se trata dessa arquitetura de CPU de código aberto, a arquitetura OpenRISC relacionada ainda está avançando, mas não está vendo tantos esforços de hardware em torno dela. Em qualquer caso, o suporte do kernel Linux continua melhorando para OpenRISC e com o Kernel Linux 5.9 há mais melhorias.

OpenRISC ainda carece de qualquer ASIC de código aberto, sendo predominantemente usado em FPGAs e alguns esforços comerciais baseados na arquitetura OpenRISC 1000. O OpenRISC no lado do software Linux continuou vendo melhorias desde sua introdução em 3.1.

Para as atualizações do OpenRISC chegando agora no Kernel Linux 5.9, há várias correções em seu código de arquitetura, enquanto a adição mais próxima a um recurso é uma melhoria em torno da liberação de TLB. Atualmente, ao liberar páginas do buffer lookaside de tradução no SMP OpenRISC, todo o TLB estava sendo liberado para todas as CPUs. Com o Linux 5.9, há suporte para liberar faixas e páginas específicas do TLB para não mais recorrer à liberação de tudo. Essa liberação mais seletiva para o TLB é benéfica para o desempenho.

Este e outros trabalhos OpenRISC incluídos para Linux 5.9 podem ser encontrados por meio desta solicitação pull .

No front RISC-V, enviado na sexta-feira foi uma nova série de patches digna de nota. Esses patches (não parao Kernel  Linux 5.9) unificam a implementação NUMA entre o ARM64 e RISC-V. Os desenvolvedores RISC-V estão procurando aproveitar o código ARM NUMA de 64 bits existente para evitar a reescrita de uma implementação semelhante.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário