FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Intel Emmitsburg começa a aparecer no Kernel Linux 5.9

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O suporte do Intel Emmitsburg começa a aparecer no Kernel Linux 5.9




Confira !



Não se sabe muito sobre o chipset Emmitsburg da Intel. Antes de notar alguns patches do Linux recentemente referenciando o Intel Emmitsburg, as únicas outras menções públicas dele foram no contexto do programa Windows HWiNFO mencionando-o em seu log de alterações. Com o Kernel Linux 5.9, a Intel começou a adicionar suporte a Emmitsburg.

As especulações em sites do Windows no início deste ano após a menção de "Emmitsburg" pela HWiNFO apontaram para o Lago de Gelo Xeon ou Lago Cooper. No entanto, isso é bastante improvável e é mais do que provável algum outro alvo de 10 nm. Em particular, o kernel Linux já tem suporte a Cooper Lake e Ice Lake Xeon em boa forma, como seria de se esperar, dado o uso do Linux em servidores atualmente ... Enquanto isso, a Intel está apenas adicionando Emmitsburg ao Kernel Linux 5.9, portanto, se seu histórico pontual abrir -Suporte à fonte é qualquer indicação, o chipset Emmitsburg não será lançado até pelo menos 2021. O Kernel Linux 5.9 estável será lançado em outubro, mas não terá suporte generalizado entre as distribuições Linux não rolantes até mais tarde ou mesmo em 2021.

Mesclado este ciclo até agora estava adicionando o novo PCI ID para o Emmitsburg PCH para o driver Intel Trace Hub (TH). Isso segue outros patches que adicionam suporte Emmitsburg ao driver i2c-ismt, MFD e outros bits que somam principalmente a adição de novos IDs.

A atividade mais recente para o Kernel Linux 5.9 são as mudanças de controle de pinos enviadas hoje. Junto com o suporte Tiger Lake H e outros novos sub-drivers, um sub-driver Intel Emmitsburg SoC é adicionado. Esse patch observa que o controlador Emmitsburg GPIO é baseado no "hardware GPIO da próxima geração", mas permanece compatível com o driver Intel core pinctrl / GPIO existente.

Espere que mais patches de Emmitsburg cheguem enquanto isso, provavelmente ficaremos nos perguntando por mais algum tempo sobre este novo chipset, mas pelo menos o suporte ao Linux está sendo eliminado.


Fonte

Até a próximna !

Nenhum comentário:

Postar um comentário