A julgar pela última atividade do FUSE Git, parece que os patches DAX do VirtIO-FS que existem desde o ano passado poderiam ser mesclados para o Linux 5.10. Isso pode fornecer uma aceleração significativa para aqueles que usam este sistema de arquivos FUSE para compartilhar arquivos / pastas com VMs convidadas.
O VirtIO-FS fornece um meio de compartilhamento de arquivos entre os sistemas host e VMs convidadas usando o VirtIO. O VirtIO-FS depende do FUSE enquanto um recurso de desempenho importante que foi trabalhado é o suporte de acesso direto (DAX).
O VirtIO-FS com DAX pode "melhorar muito o desempenho da maioria das operações em geral." Além de precisar desses patches, há também uma opção de montagem "dax" para habilitar o modo de acesso direto. Além disso, o suporte pode ser alternado no momento da construção por meio de um FUSE_DAXChave Kconfig. A aceleração vem permitindo o bypass do cache da página do convidado e permitindo o mapeamento do cache da página do host diretamente no espaço de endereço do convidado.
Existem alguns números de desempenho que mostram leituras sequenciais de ~ 35 a ~ 245 MiB / s, bem como o desempenho de gravação melhorando imensamente.
O trabalho ficou na fila dois dias depois do branch DAX do FUSE.git e esperamos ver a linha principal com a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.10 em outubro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário