FERRAMENTAS LINUX: O uso do AutoFDO no Linux pelo Google significou até 12% menos ciclos gastos no kernel

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O uso do AutoFDO no Linux pelo Google significou até 12% menos ciclos gastos no kernel






Confira !



Enquanto um engenheiro da Microsoft estava na Linux Plumbers Conference esta semana falando sobre o seu trabalho de otimização LTO e PGO para o kernel Linux , os engenheiros do Google agora aumentaram esse trabalho, enviando kernels com otimizações AutoFDO.

O Google não está apenas aproveitando as otimizações de tempo de link (LTO) e otimizações guiadas por perfil (PGO) para maximizar a eficiência baseada no compilador de suas imagens de kernel, mas também otimizações direcionadas por feedback automático. O AutoFDO conta com contadores de hardware de CPU com um perfil baseado em amostragem para direcionar feedback para o compilador para melhor otimizar os binários. O AutoFDO usa os dados coletados pelo subsistema de desempenho do Linux com contadores de hardware e usa essas informações para tomar decisões mais informadas sobre otimizações. Mais detalhes sobre o AutoFDO podem ser encontrados nesta página do Wiki .

O AutoFDO tem a vantagem de não precisar de compilações especializadas em primeiro lugar, ao contrário do PGO, para coletar as informações de perfil. Mas o AutoFDO obviamente ainda requer uma execução do programa para coletar as amostras.

Sami Tolvanen, Bill Wendling e Nick Desaulniers, do Google, falaram no LPC 2020 sobre suas aventuras LTO / PGO / AutoFDO para os kernels que agora estão enviando para o Google. Uma das informações mais interessantes que eles compartilharam foi em relação aos resultados do AutoFDO. Ao fazer uso do AutoFDO, eles encontraram uma redução de até 12% nos ciclos gastos no kernel. Esses 12% parecem ser para hardware x86_64, enquanto outras microarquiteturas não eram tão boas, mas ainda se beneficiavam. Em parte, também pode ser uma função da precisão dos contadores de hardware coletados para quão bem o AutoFDO pode otimizar o software que está sendo construído.

Em qualquer caso, quem estiver interessado em mais detalhes sobre as aventuras do Google com LTO + PGO + AutoFDO para o kernel Linux podem ver o conjunto de slides para todos os detalhes.

Fonte

Até  próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário