sexta-feira, 28 de agosto de 2020
Os desenvolvedores do Linux continuam avaliando o caminho para adicionar o código Rust ao kernel
Confira !!
Conforme mencionado em julho, os desenvolvedores Linux upstream têm trabalhado para descobrir um caminho para adicionar o código Rust ao kernel Linux . Esse tópico agora está sendo explorado mais detalhadamente na Linux Plumbers Conference virtual desta semana e ainda parece que isso vai acontecer, é apenas uma questão de quando a infraestrutura inicial estará no lugar e quão lenta será a implementação.
Em julho, Linus Torvalds compartilhou seus pensamentos sobre o Rust dentro da árvore do kernel Linux e não descartou a ideia, apenas sua preferência sobre como ele seria tratado, basicamente tendo-o habilitado se o Rust estiver presente no sistema.
Para ser claro, os planos do kernel do Rust Linux não envolvem a reescrita de grandes partes do kernel no Rust (pelo menos no futuro previsível ...), haveria ressalvas sobre a extensão em que o código do Rust poderia ser usado e quais funcionalidades , e o suporte Rust seria opcional ao construir o kernel Linux. C continuaria sendo a linguagem dominante do kernel e então é apenas uma questão de quais novas funcionalidades serão adicionadas em torno do Rust se preocupado com a segurança da memória, concorrência e outras áreas onde o Rust é popular entre os desenvolvedores.
Vários desenvolvedores upstream se interessaram pelo Rust por causa dos benefícios da linguagem em torno da proteção e segurança da memória, bem como sua sintaxe ser próxima de C. Haveria um subconjunto do Rust a ser determinado a ser suportado pelo kernel Linux.
Além de descobrir os limites do suporte do Rust dentro do kernel, também está sendo descoberto a integração de compilação do Kbuild / Kconfig, se usar o Rust's Cargo como um construtor e outras diretrizes, como garantir que todo o código do Rust permaneça na árvore (não usando Cargo para buscar código externo).
Embora o código Rust seja opcional, os desenvolvedores reconhecem que existem limitações sobre onde o Rust é suportado devido aos back-ends do compilador LLVM. Mas pelo menos para x86 / x86_64, ARM / ARM64, POWER e outros destinos proeminentes, há suporte junto com RISC-V.
Nada foi determinado ainda, mas é um tópico que ainda está sendo discutido no LPC virtual esta semana e certamente nas próximas semanas / meses na lista de discussão do kernel. Existe Rust-For-Linux no GitHub com uma implementação de módulo de kernel de protótipo. Há também os slides em PDF da palestra de hoje sobre o assunto.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Kernel Linux,
linux devops,
linux distros,
liux,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário