quarta-feira, 9 de setembro de 2020
A Intel chega com o Adaptive-Sync / VRR no Modesetting do Driver do X.Org
Confira !!
Com os gráficos Intel Gen11 e mais novos com suporte para Adaptive-Sync / Variable Refresh Rate para minimizar tearing e gagueira, seus desenvolvedores de código aberto agora adicionaram os bits necessários ao driver X.Org xf86-video-modesetting genérico para suportar a funcionalidade VRR.
Meses atrás, eles postaram os patches do VRR para xf86-video-modesetting, enquanto agora os patches foram mesclados ao X.Org Server Git. Esses patches, por sua vez, são baseados no suporte FreeSync / VRR da AMD adicionado ao driver xf86-video-amdgpu.
Com o xf86-video-intel efetivamente morto e sem manutenção, o xf86-video-modesetting é o driver X.Org em uso na Intel emparelhado com o driver de configuração do modo kernel. Enquanto o trabalho do lado do kernel ainda está sendo resolvido, os bits X.Org DDX agora estão mesclados. Isso pode beneficiar também os usuários do AMD Radeon Linux que desejam desfrutar de VRR ao usar xf86-video-modesetting em vez de xf86-video-amdgpu DDX.
Embora o driver xf86-video-modesetting seja "genérico" para os drivers KMS, este suporte VRR não é mágico e requer o hardware / drivers com o código do kernel KMS / DRM, bem como o driver Mesa para suportar adequadamente a taxa de atualização variável. Se essas peças não suportam VRR, a opção xf86-video-modesetting não funcionará com um determinado sistema.
O suporte foi fundido ontem para xserver Git. Além de precisar usar o código Git mais recente, uma nova opção VariableRefresh xorg.conf foi adicionada para ativar o suporte VRR para uma determinada saída.
Mas, quanto a quando este código X.Org Server / xf86-video-modesetting será realmente enviado em uma versão lançada, é atualmente desconhecido ... O código Git ainda está rastreando o X.Org Server 1.21 que agora está em desenvolvimento há cerca de dois anos e meio, bem longe de sua programação de lançamento de seis meses. Até agora ninguém conseguiu servir como o gerenciador de lançamento xorg-server 1.21 devido ao interesse cada vez menor da Red Hat nas funções do servidor X.Org em favor de um desktop Linux focado em Wayland. Portanto, neste estágio, o X.Org Server 1.21 pode não se materializar até 2021, mas veremos se esses patches VRR acabarão sendo portados para uma versão pontual 1.20.x nesse ínterim.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Intel,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário