FERRAMENTAS LINUX: O Display Pipeline do Raspberry Pi 4 / BCM2711 ainda está sendo trabalhado para o driver VC4 DRM

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

O Display Pipeline do Raspberry Pi 4 / BCM2711 ainda está sendo trabalhado para o driver VC4 DRM



Confira !!



Há vários meses, tivemos patches para trazer à tona o pipeline de exibição Broadcom BCM2711 encontrado com o Raspberry Pi 4 SBC. Esse trabalho ainda não foi desenvolvido, mas uma quinta rodada de patches foi enviada para a revisão.

Oitenta patches chegaram à lista de discussão do kernel esta manhã para trabalhar neste suporte de pipeline de exibição BCM2711 para o driver VC4 DRM. O beneficiário mais notável deste trabalho é o Raspberry Pi 4. Devido a este SoC agora ter dois controladores HDMI e outras mudanças fundamentais em comparação com os SoCs Broadcom anteriores usados ​​pelo driver Raspberry Pi e VC4 DRM, é necessária muita reestruturação do driver para obtenha este Direct Rendering Manager conduzindo adequadamente os monitores. Algum código também foi limpo no processo. Por enquanto, apenas o suporte HDMI está habilitado, embora os testes também estejam acontecendo com as saídas DPI e DSI.

Os patches do v5 foram re-baseados no código do kernel mais recente, existem algumas correções em torno de monitores 4K e saídas duplas, e uma série de outras correções de código.

Veremos como vai esta rodada de análise e se possivelmente este suporte de exibição poderia fazer parte do kernel Linux 5.10 ainda este ano.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário