FERRAMENTAS LINUX: O Spin do Fedora 34 KDE está planejando - Mudança para o Wayland

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O Spin do Fedora 34 KDE está planejando - Mudança para o Wayland



Confira !!



Há quatro anos, desde o Fedora 25, o ambiente de área de trabalho GNOME Shell padrão tem usado o Wayland por padrão. Na próxima primavera com o Fedora 34, o KDE Spin está finalmente planejando uma migração semelhante para usar o Wayland por padrão com o desktop KDE Plasma.

O suporte do Wayland com o Plasma e componentes do KDE relacionados melhorou nos últimos tempos, com muitos bugs corrigidos e outras melhorias, agora que eles têm uma mentalidade do Wayland para o X11. No início de 2021 com o Fedora 34, o plano é mudar de uma sessão baseada em X.Org por padrão para o Fedora KDE Spin para agora usar a sessão moderna do Wayland.
Com o KDE Plasma 5.20, o ambiente de desktop KDE Plasma atingiu um ponto em que quase todos os recursos comumente usados ​​no desktop e todos os principais aplicativos funcionam no ambiente Plasma Wayland em todas as GPUs principais (incluindo NVIDIA com o driver proprietário). A partir do Plasma 5.20 no Fedora 34, mudaremos a configuração padrão para as sessões Wayland e X11 Plasma para que o Wayland seja preferido e usado por padrão, permitindo que a sessão X11 seja selecionada como a opção de ambiente de desktop alternativa.

A proposta de mudança para o Grupo de Interesse Especial do Fedora KDE é sobre a mudança da sessão padrão com o gerenciador de exibição SDDM para preferir o desktop KDE Plasma baseado no Wayland em vez da sessão X11.

Provavelmente, isso será aprovado, exceto quaisquer questões importantes que surjam nos próximos meses.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário