FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao conversor de protocolo DP-HDMI2.1 está sendo abordado para os gráficos Intel Linux

domingo, 27 de setembro de 2020

O suporte ao conversor de protocolo DP-HDMI2.1 está sendo abordado para os gráficos Intel Linux

 


Confira !

 Os patches enviados na sexta-feira fornecem uma implementação inicial DP-HDMI2.1 PCON para o driver gráfico do kernel do Intel Linux.

Este DP-HDMI2.1 PCON é compatível com o conversor de protocolo como parte da especificação VESA DisplayPort 2.0 para interface com monitores HDMI 2.1. Este suporte de conversor de protocolo para DisplayPort para HDMI 2.1 é necessário até mesmo para uso com chips conversores como o Realtek RTD2173. Com esses patches provisórios do kernel do Linux, os desenvolvedores de drivers gráficos da Intel que trabalham neste código foram capazes de conduzir um painel HDMI 2.1 por meio do chip RTD2173 com um laptop Tigerlake sobre DisplayPort.

Do lado do driver, este suporte DP-HDMI2.1 PCON envolve a adição de suporte para treinamento de link de taxa fixa (FRL) para uso entre o chip conversor de protocolo e o coletor HDMI 2.1. Para atender às especificações HDMI 2.1, uma pista extra é adicionada ao redirecionar o canal de relógio TMDS. Com o treinamento de link de taxa fixa, é possível atingir 12 Gbps por pista.

Mais detalhes através desta série de patch trabalhando no suporte DP-HDMI2.1 PCON para o driver do kernel Intel i915. Infelizmente, a documentação VESA sobre esse recurso está por trás de sua parede de membros e, portanto, geralmente não disponível, mas, resumindo a história, este código está sendo trabalhado se você estiver procurando usar um conversor como o RTD2173 avançando para obter o HDMI 2.1 sobre o DisplayPort.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário