FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores tentam novamente fazer o upstream do suporte da série 68000 da Motorola no LLVM

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Os desenvolvedores tentam novamente fazer o upstream do suporte da série 68000 da Motorola no LLVM

 


Confira !!

Desenvolvedores amadores estão tentando mais uma vez obter um back-end do Motorola 68000 integrado ao compilador LLVM upstream. Sim, os processadores M68k com mais de 30 anos.

Os processadores de 8 bits da série Motorola 68000 existem desde os anos 80, graças aos primeiros computadores Apple Macintosh. Em 2020, o Motorola 68000 ainda é um alvo popular para entusiastas e amadores de computadores antigos. Os desenvolvedores da comunidade trabalharam para melhorar o suporte do kernel do Linux para o hardware M68k, como os primeiros Powerbooks da Apple, há alguns anos, e o suporte do compilador é um alvo contínuo.

O GCC 11, que está com  o lançamento previsto para o próximo ano, estava procurando derrubar o alvo M68k por causa de seu status não mantido. Hobbyists, entretanto, intensificou-se lá então o suporte ao M68k permanecerá no GCC . Agora, os desenvolvedores também estão procurando adicionar suporte a M68k ao compilador LLVM.

Esta não é a primeira vez que o suporte M68k para LLVM foi trazido embora nunca tenha sido implementado com sucesso até agora. Construindo as falhas do passado para obter o suporte da série Motorola 68000 upstreamed, os desenvolvedores enviaram na semana passada novos patches propondo este back-end - desta vez, eles estão mostrando mais clareza sobre os desenvolvedores envolvidos e estão comprometidos com o suporte do código, a sustentabilidade de o código e respondendo rapidamente aos comentários da revisão do código.

Esta série de patch é a tentativa mais recente de upstreaming do suporte da série 68000 da Motorola no LLVM. Além de todo o código específico de back-end, há também algumas alterações comuns no código LLVM que passam por um exame mais minucioso.

Veremos como essa tentativa se desenvolverá nas próximas semanas se o LLVM finalmente puder ver um back-end da série principal da Motorola 68000 em 2020/2021.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário