Confira !!
Há meses, a pilha de drivers Linux de código aberto da Intel vem se preparando para o suporte VRR com gráficos Gen11 / Gen12. Vimos patches de espaço do usuário da Intel em torno de VRR, enquanto agora eles estão finalmente enviando seus patches de driver do kernel Linux com o código i915 DRM.
Este código de kernel é o que é necessário para realmente habilitar DisplayPort 1.4 Adaptive-Sync / Variable Refresh Rate em hardware gráfico Intel com monitores compatíveis. Os 11 patches adicionam pouco menos de 300 linhas de novo código ao driver do kernel ao fazer os preparativos VRR necessários e manipulação para esse recurso de exibição.
O VRR / Adaptive-Sync trata de adaptar a taxa de atualização de uma tela para coincidir com a velocidade de renderização para evitar rasgos e reduzir a trepidação. Esta tecnologia é principalmente para jogos, mas também vimos compositores Wayland adaptados para ela, entre outros usos possíveis.
Portanto, o código do kernel do lado da Intel está agora disponível para revisão e esperançosamente será desenvolvido para Linux 5.11 no início de 2021. Com as melhorias de espaço do usuário para xf86-video-modesetting e similares já disponíveis, isso significa que na época de nas distribuições Linux da primavera de 2021, podemos ver um bom suporte Intel VRR no Linux. Como o driver de código aberto da AMD, esses patches são inicialmente conectados apenas para DisplayPort em vez de HDMI, o que parece ser devido a alguma limitação legal / de licenciamento para os drivers de código aberto do Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário