FERRAMENTAS LINUX: As fontes de alimentação da Corsair podem em breve ver o suporte a sensores exposto no Linux

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

As fontes de alimentação da Corsair podem em breve ver o suporte a sensores exposto no Linux

 


Confira !!

Fontes de alimentação da Corsair de última geração, como a série RMi / HXi / AXi, são capazes de expor ao sistema várias métricas de sensor via interface USB. Até o momento, essa funcionalidade de sensor funcionou apenas no Windows com seu software proprietário, mas agora um driver de código aberto está buscando a inclusão da linha principal para oferecer suporte a esses sensores no Linux.

O desenvolvedor independente Wilken Gottwalt fez a engenharia reversa do microcontrolador encontrado nas fontes de alimentação Corsair RMi / HXi / AXi e descobriu que era um protocolo USB HID proprietário, mas simples. O controlador expõe temperaturas, níveis de corrente e tensão junto com outras informações como tempo de atividade, energia usada e velocidade do ventilador da fonte de alimentação. Este protocolo em modelos selecionados também pode permitir a configuração do modo de ventilador e manuseio de tensão mono / multi-rail e proteção contra sobrecorrente.

Com os patches do driver Corsair-PSU postados no domingo, no entanto, ele apenas expõe os dados do sensor no Linux, mas não configura nenhum dos ajustáveis. A falta de suporte à configuração é feita por questões de segurança devido à falta de documentação sobre este protocolo proprietário e não querendo danificar nenhum hardware.

A Corsair se refere à sua solução / protocolo de software proprietário como Corsair LINK, que abrange desde a integração das informações da fonte de alimentação à RAM, refrigeração a água e outros produtos da Corsair com vários sensores e botões de controle.


Portanto, para aqueles com uma das fontes de alimentação Corsair topo de linha oferecendo uma interface USB para monitoramento, este patch pode permitir o monitoramento básico de sensores expostos. Todos os dados podem ser acessados ​​via sysfs e jives com o subsistema HWMON. Se tudo correr bem, poderemos ver o novo driver Corsair-PSU mesclado assim que o Kernel Linux 5.11.

Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário