Confira !!
O último grande lançamento do X.Org Server foi em maio de 2018, mas não espere que o tão esperado o X.Org Server 1.21 seja lançado tão cedo.
Isso não deveria ser surpreendente, mas um desenvolvedor de código aberto da Intel de destaque admitiu que o servidor X.Org é basicamente um "abandonware", com o Wayland sendo o futuro. Isso ocorre quando o desenvolvimento do X.Org Server atinge uma baixa de quase duas décadas , o X.Org Server está bem fora de seu regime de lançamento de seis meses por não ver um grande lançamento em mais de dois anos, e ninguém está se preparando para gerenciar o lançamento 1.21 .
Um ano atrás, havia uma proposta de ver os novos lançamentos impulsionados por meio de testes de integração contínua mas mesmo isso não decolou e à medida que avançamos em 2021 não há qualquer motivação para lançar novas versões do servidor X.Org por aqueles que são capazes de fazê-lo.
O pessoal da Red Hat há muito se preparou para gerenciar as versões do X.Org Server, mas com o Fedora Workstation usando o Wayland por padrão e o RHEL trabalhando dessa forma, eles não estavam ansiosos para dedicar recursos às novas versões do X.Org Server. Outras partes interessadas importantes também resistiram em aderir ao lançamento do 1.21 ou comprometer qualquer recurso importante para as novas versões do servidor xorg.
Esta semana foi uma tentativa de solicitação de mesclagem para permitir o suporte atômico no DDX xf86-video-modesetting . Na verdade, trata-se de restaurar parcialmente o suporte (e não habilitado por padrão) depois que o código atômico foi desabilitado anteriormente por causa de bugs.
Daniel Vetter, da equipe de drivers gráficos do kernel da Intel e co-mantenedor do DRM, comentou: " A principal preocupação que tenho é que o xserver é abandonware mesmo sem lançamentos regulares do branch principal. É por isso que tivemos que colocar o X na lista negra. Sem ninguém se importando, acho que há apenas em grande parte desvantagens para habilitar recursos. "(Mais uma vez, vir de um desenvolvedor Intel Linux não é muito surpreendente, considerando que já se passaram mais de seis anos desde o último lançamento DDX xf86-video-intel .
Além de empresas como a Red Hat, a Intel tem sido a única outra grande organização nos últimos tempos disposta a dedicar recursos a áreas como o gerenciamento de lançamentos do X.Org, mas mesmo que tenha dispensado alguns de seus companheiros Wayland anos atrás, eles parecem desinteressados em se dedicar muito no caminho dos avanços do servidor X.Org conforme nos aproximamos de 2021. Com o Ubuntu 21.04 também possivelmente padronizado para o Wayland para sua sessão do GNOME, o suporte do KDE Wayland está sendo corrigido e outros avanços continuando, o X.Org Server 1.21 pode muito bem provar ser um lançamento indescritível.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário