Confira !!
Poucas horas depois de Linus Torvalds lançar o kernel Linux 5.9 , o pessoal do GNU que mantinha o GNU Linux-libre downstream lançou sua versão do kernel que evita o carregamento de módulos binários, bem como o carregamento de firmware / microcódigo apenas binários.
GNU Linux-libre continua a ser a escolha das distribuições aprovadas pela GNU / Free Software Foundation devido a ser mais puro que o kernel upstream ao permitir que módulos proprietários sejam carregados e arquivos de microcódigo / firmware que podem não ser de código aberto, entre outros aspectos.
Com o Kernel Linux 5.9, as alterações gratuitas são mais como o desbloqueio usual. Alexandre Oliva explicou sobre o lançamento do 5.9, "Os scripts usados para os candidatos a lançamento precisaram ser alterados para o final: um novo nome de blob foi adicionado à tela sensível ao toque x86 e uma nova fonte de console de bitmap adicionada como uma matriz de números em outro lugar foi sinalizada como suspeita, mas foi um falso positivo. Além disso, não houve muitas surpresas neste lançamento. Um novo driver wi-fi para rtw8821c e um novo driver de suporte SoC para MediaTek mt8183 precisaram de alguma limpeza para desativar solicitações de blobs. Outros trechos de código e documentação mencionando blobs se moviam na árvore e exigiam ajustes na lógica de limpeza. Os drivers pré-existentes para amdgpu, mt7615 e i915 (CSR), Mellanox mlxsw (Spectrum3) e r8169 (rtl8125b-2) precisaram de alterações para limpar os blobs das variantes de hardware recém-introduzidas. "
Baixe os links e mais detalhes sobre o GNU Linux-Libre 5.9 através da lista de discussão GNU.org .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário