FERRAMENTAS LINUX: O Integer Scaling está para vir com o Kernel Linux 5.11 para o Driver Intel Graphics

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O Integer Scaling está para vir com o Kernel Linux 5.11 para o Driver Intel Graphics

 


Confira !!

Há mais de um ano, existiam patches de driver de gráficos do kernel Intel "i915" implementando o suporte a escala de modo inteiro, enquanto finalmente para Linux 5.11 no início de 2021 o suporte teria chegado.

A Intel adicionou o escalonamento de modo inteiro ao driver gráfico do Windows em 2019 para fornecer melhor clareza ao fazer o upscaling de jogos (particularmente conteúdo do tipo pixel art) e outros softwares. Os patches do Linux se materializaram em setembro de 2019 para o dimensionamento do modo inteiro do vizinho mais próximo e, em seguida, aparentemente esquecidos. A capacidade funciona com Gen11 / Ice Lake e mais recentes.

Agora que o material DRM-Next para o Linux 5.10 foi disponibilizado, o trabalho inicial está começando a se acumular para o material que será colocado na fila para o Linux 5.11. Uma das primeiras mudanças é o suporte ao escalonamento do modo inteiro vizinho mais próximo da Intel.

O código está na fila atualmente no drm-tip após passar por várias rodadas de revisão de patch.

Junto com a implementação de escalonamento do modo de inteiro vizinho mais próximo, há um trabalho adicional para suportar as propriedades de filtro de escalonamento de plano e CRTC. É assim que o espaço do usuário será capaz de configurar o filtro de escala padrão do driver.

O XBMC é um dos primeiros grandes programas Linux preparados para fazer uso da nova interface para suportar escalonamento de modo inteiro no Linux.

A janela de mesclagem do ciclo do Kernel Linux 5.11 será aberta no final do ano civil, enquanto a versão estável não chegará até por volta de fevereiro, mas pelo menos a tempo de torná-lo semelhante ao Ubuntu 21.04.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário