Confira !!
Desde 2012, tem havido uma peculiaridade no kernel do Linux para desativar / substituir usando dados ACPI _PSD em todos os processadores AMD como uma solução alternativa para o comportamento específico do Windows que entra em conflito com a semântica do driver Linux ACPI CPUFreq para escalonamento de frequência de CPU. Com o AMD Zen 3, essa peculiaridade não é mais necessária para se comportar corretamente e, portanto, o Linux 5.10 vai abandonar esta peculiaridade de oito anos no Zen 3 e mais recentes.
A mudança desde 2012 no kernel do Linux para CPUs AMD substituiu a tabela ACPI _PSD fornecida pelo BIOS. Mas agora para a Família 19h / Zen 3, a tabela relata com precisão a dependência do estado P dos núcleos da CPU. Essa tabela correta é necessária para o controle adequado da frequência da CPU com os novos processadores e, portanto, o novo kernel irá parar de sobrescrevê-la para que possa ser usado pelo ACPI CPUfreq para seu tratamento de frequência nas CPUs novíssimas.
Esta mudança foi enviada como parte de atualizações adicionais de gerenciamento de energia para o kernel Linux 5.10.
Dado que é uma "correção" e equivale a apenas alterar em torno de uma linha de código (apenas aplicando a substituição para CPUs menores que a Família 19h), esperamos que seja retrocedido rapidamente para a série de kernel estável antes do início da série AMD Ryzen 5000 para enviar no início de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário