FERRAMENTAS LINUX: O Sistema de arquivos XFS com o Kernel Linux 5.10 para 2038 aposta em problemas até o ano 2486

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O Sistema de arquivos XFS com o Kernel Linux 5.10 para 2038 aposta em problemas até o ano 2486

 



Confira !!


O Btrfs não está apenas vendo melhorias notáveis com o kernel Linux 5.10 em desenvolvimento, mas o sistema de arquivos XFS também tem algumas mudanças proeminentes próprias.

Existem dois novos recursos de metadados em disco para XFS com Kernel Linux 5.10:

1. O tamanho dos inode btrees no grupo de alocação agora está registrado. Isso é para aumentar as verificações de redundância e também permitir tempos de montagem mais rápidos.

2. O suporte para carimbos de data / hora até o ano 2486. Esse recurso de "grandes carimbos de data / hora" é a refatoração de suas funções de registro de data e hora e codificação de inode para lidar com registros de data e hora como um contador de nanossegundos de 64 bits e deslocamento de bits para aumentar o tamanho efetivo. Isso agora permite que o XFS funcione bem além do problema do ano 2038 (onde armazenar o tempo desde 1970 em segundos não caberá mais em um inteiro de 32 bits assinado e, portanto, envolverá) até agora o ano 2486. Criar um novo sistema de arquivos XFS com bigtime enabled permite um intervalo de timestamp de dezembro de 1901 a julho de 2486, em vez de dezembro de 1901 a janeiro de 2038. Para preservar a compatibilidade com versões anteriores, o recurso de big timestamps não está habilitado por padrão.

Além dessas alterações de metadados em disco, o XFS para Linux 5.10 também corrige um problema em que, em determinadas condições, as gravações síncronas não eram enviadas para o disco e outras correções.

As alterações iniciais do XFS para O Kernel Linux 5.10 podem ser encontradas por meio desta solicitação de extração . Uma solicitação secundária de pull com melhorias de escalabilidade do XFS e outras mudanças são esperadas nos próximos dias da janela de mesclagem do Kernel Linux 5.10.



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário