Confira !!
Embora o Intel Extreme Tuning Utility (XTU) no Windows permita reduzir a capacidade dos processadores dos laptops, atualmente no Linux não há nenhuma maneira endossada pela Intel para diminuir a capacidade da CPU caso você esteja interessado em melhor eficiência térmica / energética e outros fatores. Mas um hipotético driver do kernel do Linux pode estar chegando para preencher esse vazio.
Existe o programa intel-undervolt que não é oficial e foi desenvolvido por um desenvolvedor independente para desviar CPUs da Intel de Haswell e mais recentes no Linux. Além de diminuir a tensão da CPU, também permite manipular os limites térmicos / de potência de estrangulamento dos processadores Intel. Essa funcionalidade intel-undervolt depende de engenharia reversa e descobertas feitas pela comunidade para o suporte. Esse programa, por sua vez, está tocando os MSRs da CPU diretamente para manipular o comportamento.
Jason Donenfeld, que é conhecido por seu trabalho no WireGuard, enviou um patch aos desenvolvedores do kernel, portanto, escrever na caixa de correio MSR específica do OC não resultará na impressão de avisos do kernel, o MSR específico usado por intel-undervolt. Este patch deriva do trabalho recente no Linux com o objetivo de restringir o acesso a CPU MSRs do espaço do usuário.
A discussão entre os desenvolvedores do kernel para este patch evoluiu para se tocar neste MSR não documentado deveria ser permitido e em quais cenários, entre outras questões. Em última análise, embora a maioria dos desenvolvedores pareça concordar que seria melhor para um driver de kernel lidar com o undervolting da CPU da Intel do que um programa em execução no espaço do usuário que está interagindo diretamente com o MSR em questão. A partir daí, os desenvolvedores do Intel Linux também se envolveram com a falta de documentação MSR sobre under-volting e qualquer orientação da Intel sobre qualquer maneira sã de suporte a tal funcionalidade no Linux semelhante ao Intel XTU no Windows.
Embora existam desenvolvedores de kernel de várias organizações interessados em tal funcionalidade para, por sua vez, fornecer um driver de kernel Intel sub-volt, no momento a bola parece estar no campo da Intel. Há uma necessidade de documentação relativa ao (s) MSR (s) relevante (s) e, portanto, aguardar os engenheiros da Intel para encontrar essa documentação internamente e ver se / o que pode ser lançado publicamente. Esperançosamente, a grande equipe de código aberto da Intel será capaz de fornecer alguns frutos logo, já que há muitos usuários de laptops Linux, especialmente que gostariam de um meio compatível de subvoltar facilmente seu hardware no Linux, especialmente com mais fornecedores começando a oferecer laptops Linux pré-carregados .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário