Confira !!
No início deste ano, Greg Kroah-Hartman esteve trabalhando em uma nova chamada de sistema READFILE . O objetivo deste novo syscall é ler os arquivos pequenos e médios com mais eficiência , tendo uma chamada para ler um arquivo direto em um buffer, sem ter que usar as chamadas de sistema abrir / ler / fechar separadas. Parece que a chamada do sistema está de volta à mesa e pode ser mantida agora que existe um possível usuário.
A chamada de sistema READFILE é simples para ler arquivos leves diretamente em um buffer sem a sobrecarga de várias chamadas de sistema que, por sua vez, podem ajudar no desempenho, especialmente se estiver lendo muitos arquivos como em sysfs / debugfs e similares.
Já se passaram vários meses sem nenhuma atualização naquele syscall e não foi incorporado nos ciclos desde que foi proposto no início deste ano. Mas agora parece que está de volta à mesa.
Decorrente das discussões em curso sobre a Intel expondo sua topologia de CPU híbrida via sysfs , preocupações de desempenho foram levantadas ao acessar frequentemente sysfs e foi aí que Greg KH trouxe sua chamada de sistema.
Greg comentou que está esperando por uma razão sólida para obter essa nova chamada de sistema mesclada, além de seus mini benchmarks que escreveu para demonstrar os possíveis benefícios de desempenho. Ele também está observando outro possível gargalo no desempenho de leitura do sysfs decorrente dessa conversa sobre a exposição da topologia híbrida da Intel.
De fato, Greg atualizou seu branch Git de readfile que refaz a implementação e os testes da chamada do sistema no Kernel Linux 5.10. Essa é a primeira atividade que vimos no código readfile em meses, com ele agora sendo refeito, enquanto todas as funcionalidades parecem ser as mesmas. Então, esperançosamente, agora que há um usuário potencial deste syscall para ler arquivos de forma rápida e fácil, podemos finalmente vê-lo mesclado em um lançamento de kernel 2021.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário