FERRAMENTAS LINUX: A Intel chega com o Vulkan Ray-Tracing iniciando o Trabalho no Mesa 20.3

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A Intel chega com o Vulkan Ray-Tracing iniciando o Trabalho no Mesa 20.3

 

Confira !!


Após a notícia de que fomos os primeiros a relatar no mês passado sobre a Intel iniciando patches públicos de código aberto para Vulkan ray-tracing em preparação para sua próxima placa de vídeo Xe HPG, o trabalho de preparação inicial para esse suporte de ray-tracing Vulkan foi agora integrado hora do Mesa 20.3.

A ramificação de código do Mesa 20.3 é iminente e, no momento da escrita, foi mesclada apenas com patches para preparar a infraestrutura para permitir que o driver Vulkan "ANV" da Intel suporte traçado de raio, mas não a ativação de extensão real. Portanto, para esta atualização do Mesa3D no Q4'2020, pode não haver a implementação funcional, mas isso, por sua vez, provavelmente viria com o Mesa 21.0 no próximo trimestre. Dado que o lançamento do Xe HPG não parece iminente, esse momento deve acabar saindo bem.

O que aconteceu na quinta-feira foi a representação intermediária do NIR e os intrínsecos do SPIR-V em torno do traçado de raio e outros trabalhos para a funcionalidade SPV_KHR_ray_tracing do SPIR-V. Este MR é o que atingiu a árvore Mesa 20.3-devel.

É ótimo ver a Intel trabalhando para fornecer suporte de rastreamento de raios Vulkan para seu futuro hardware capaz. O driver proprietário da NVIDIA oferece suporte a rastreamento de raios Vulkan no Linux e, embora as placas de vídeo da série Radeon RX 6000 da AMD possam lidar com rastreamento de raios, ainda não vimos nenhum suporte funcionando para os drivers AMDVLK ou RADV. O máximo que vimos até agora no lado do código-fonte aberto para a AMD foi algum trabalho de ray tracing em seu back-end AMDGPU LLVM . Mas espero que tenha vencido '

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário