Confira !!
Além da AMD e a Xilinx trazerem ROCm para os FPGAs , outro marco interessante de código aberto / Linux para a empresa que está sendo adquirida pela AMD é a publicação do driver de kernel de código aberto AI Engine com ambições de upstream.
Este é um driver do kernel Linux para suportar o Xilinx AI Engine, o mecanismo de aceleração que fornece alta densidade de computação para algoritmos baseados em vetor. O mecanismo AI permite computação personalizada e movimentação de dados e pode fazer interface com a malha FPGA.
O driver de kernel xilinx-ai-engine proposto é responsável pelo gerenciamento de dispositivos do array do motor e partições do motor AI, que são grupos de tiles do motor AI dedicados a uma aplicação. A arquitetura do AI Engine é descrita em mais detalhes via esta documentação publicada durante o verão.
Os patches que fornecem este driver Xilinx AI Engine somam quase cinco mil linhas de código.
Para fazer o upstream deste driver no kernel do Linux, eles precisarão de um usuário / cliente de código aberto para exercitar as interfaces do kernel. A partir desses patches iniciais, não está claro se eles têm um usuário de código aberto ou o que está pronto para usar esse driver de kernel. Além do trabalho do ROCm, também houve outro trabalho de código-fonte aberto da Xilinx, então veremos o que tudo vem desse novo esforço de upstreaming do AI Engine.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário