Confira !!
O CERN (Organização Europeia para Pesqusia Nuclear) que fica na região de Meyrin ,na região de Genebra, na fronteira Franco-Suiça , é bastante conhecido pelos físiscos do mundo pelo seu Grande Colisor de Hádros (LHC).
Ágora, o CERN está oferecendo aulas online e gratutas sobre física quântica todas as sextas-feiras, às 6h30 (no horário de Brasília), até o dia 18 de dezembro. O curso aboordará os aspectos práticos da Computação Quântica e esse curso é organziado pelas unidades Cern Openlab e Cern Quantum Technology Initiative.
Não existe pré-requisitos para quem deseja fazer o curso ou seja, os participantes que não possuem conhecimento algum sobre física quântica podem acompanhar as aulas, orequisito que é cobrado para os alunos é o conhecimento de Inglês (para entender as aulas) e o seu conteúdo., como também o aluno deverá saber um pouco sobre álgebra e embora não seja obrigatório também conhecer um pouco de Python.
O hoster e palestrante será Elias Fernandez-Combarro Alvarez, professor-associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Oviedo na Espanha e associado de cooperação no Cern.
Aulas
O professor Alvarez vai guiar os participantes pelos conceitos básicos do modelo de circuito quântico, como as portas qubit, medidas e bit quântico. Para os que não sabem, o bit quântico é o equivalente quântico dos bits binários em computadores convencionais, mas a diferença é que pode estar em dois estados simultaneamente.
As aulas abordarão so temas algorítimos quânticos, aplicações de computação quântica nas áreas de otimização, simulação e aprendizado de máquina quântica e o protocolo de criptografia quântica BB84 para distribuição de chaves.
As aulas introduzirão o IBM Quantum Experience, que é uma interface, onde os pesquisadores podem acessar computadores quânticos reais do projeto..
O CERN openlab é uma parceria público-privada que trabalha com as empresas de tecnologia que o objetivo de descobrir como a Tecnologia da Informação pode ser usada para resolver os desafios da física. O projeto inclui parcerias de empresas como: Oracle, Google Cloud, Micron, Intel, entre outras.
A IBM entretanto, já conta com a participação do CERN na marca IBM Quantum, que tem a porposta de construir um processador de 1.121 qubit chamado IBM Quantum Condor.
O CERN Quantum Tecnology Initiative, possui a função de avaliar o resultado do impacto potencial das tecnologias quânticas na física de alta energia, enquanto desenvolve uma nova versão do Grande Colisor de Hádrons, previsto para entrar em operação no fim de 2027.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário