FERRAMENTAS LINUX: O novo formato de repositório do Flatpak chega para trazer um maior escalabilidade do Flathub, mais arquiteturas estão por vir

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O novo formato de repositório do Flatpak chega para trazer um maior escalabilidade do Flathub, mais arquiteturas estão por vir

 


Confira !!

O Flatpak e a "loja de aplicativos" Flathub e serviço de compilação estão lançando um novo formato de repositório para escalar melhor agora que existem cerca de mil aplicativos no Flathub.

O Flathub continua vendo novos pacotes Flatpak adicionados ao serviço e, portanto, melhor escalabilidade está na mente dos desenvolvedores, especialmente quando desejam oferecer suporte a arquiteturas de CPU adicionais.

Um novo formato de repositório Flatpak é suportado pelo Flatpak 1.9.2+ e já implantado no Flathub. Este novo formato de repositório é mais eficiente e também permite isolar os metadados para download com base na arquitetura da CPU em uso pelo cliente. Também há suporte para atualizações incrementais baseadas em delta para realmente acelerar o desempenho.

O novo resumo do formato do repositório em formato descompactado tinha originalmente cerca de 6,6 MB e diminuiu para 2,7 MB no novo formato. Se for para o delta, pode ser de apenas ~ 20k. Assim, para os usuários finais, o novo formato deve ser uma vitória para a eficiência da largura de banda e para os desenvolvedores Flatpak / Flathub o novo formato permitirá que eles suportem mais facilmente arquiteturas de CPU adicionais sem inflar o tamanho geral dos metadados do repositório para todos os usuários.

Mais detalhes sobre o novo formato por meio desta postagem do blog de Alexander Larsson, da Red Hat, como desenvolvedor líder do Flatpak. O Flatpak 1.9.2 chega como o novo pré-lançamento de desenvolvimento com este formato sendo suportado, além de correções de construção e outras melhorias, foi lançado na sexta-feira.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário