Confira !!
" O caminho para obter a Mageia 8 é sinuoso, lento, mas constante ", começa a atualização de status mais recente do projeto.
Alguns meses depois que a distro Mageia 8 Alpha foi enviada de volta em janeiro e foi sucedida pela distro Mageia 8 Beta em agosto. Esta distribuição Linux derivada do Mandrake / Mandriva tem trabalhado para fazer a transição do Python 2, mudar para Zstd para compactação de pacote RPM, melhorar seu suporte a Arm e oferecer melhor suporte a F2FS e NILFS2, entre outras melhorias para a última iteração do Mageia Linux .
Embora com todo o trabalho em mãos e sempre precisando de recursos / voluntários, o caminho para a Mageia 8 não tem sido muito rápido. Na atualização de hoje de que está "a caminho", eles mudaram para o kernel Linux 5.9 e provavelmente usarão o Linux 5.10 LTS para a versão final, o systemd 246 está em jogo, o GCC 10.2 e o LLVM 10.0.1 são os compiladores e vários outros pacotes-chave foram atualizados.
A Mageia 8 também tem a sessão GNOME Wayland disponível como uma alternativa para sua pilha X.Org Server 1.20.9. Com a Mageia 8 também fornecendo o KDE Plasma 5.20.2 e Qt 5.15.1, há a probabilidade de pelo menos oferecer uma visualização da sessão do Wayland lá também, mas o X11 permanecerá o padrão.
Atualmente, estão bloqueando o lançamento da Mageia 8, mais de 300 pacotes falhando na construção, cerca de 70 questões relacionadas à segurança deixadas para resolver, o driver NVIDIA ainda não suporta Linux 5.9+ para OpenCL / CUDA e outros bugs de bloqueio. Mais uma vez esses problemas são resolvidos, um segundo lançamento beta ainda é esperado antes do lançamento oficial do Mageia 8.
Mais detalhes sobre o status da Mageia 8 no blog Mageia.org .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário