FERRAMENTAS LINUX: Seguindo o FUSE & CUSE, agora existe o "MUSE" para o MTD no espaço do usuário

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Seguindo o FUSE & CUSE, agora existe o "MUSE" para o MTD no espaço do usuário

 


Confira !!


O FUSE é bem conhecido por usuários antigos do Linux por permitir que sistemas de arquivos sejam implementados no espaço do usuário onde uma porta do kernel do Linux não é viável para portabilidade ou restrições de licenciamento, entre outros fatores. Também existe o CUSE para dispositivos de caracteres no espaço do usuário. Agora sendo baseado no FUSE, há "MUSE" sendo trabalhado para MTD no espaço do usuário.

O subsistema Memory Technology Device (MTD) para Linux está trabalhando no MUSE baseado em FUSE para poder oferecer suporte a emuladores no espaço do usuário. MTD é uma camada de abstração do kernel para dispositivos flash brutos e várias tecnologias de memória. Atualmente, há vários emuladores dentro do subsistema MTD para conduzir seu desenvolvimento, mas estender esses emuladores tem sido uma dor de cabeça. Com o MUSE, eles pretendem colocar todo o trabalho do emulador avançado no espaço do usuário, tendo apenas um pequeno driver de kernel. É de natureza semelhante ao CUSE, mas em vez de ser um dispositivo de caractere exposto, é um dispositivo de tecnologia de memória.

O MUSE permite a implementação de um MTD no espaço do usuário. Até agora, o userspace tem controle sobre mtd_read, mtd_write, mtd_erase, mtd_block_isbad, mtd_block_markbad e mtd_sync. Ele também pode definir os seguintes parâmetros MTD: nome, sinalizadores, site, writeize e erasesize.

Dessa forma, simuladores avançados para muitos tipos de flashes podem ser implementados no espaço do usuário.

Mais detalhes sobre o MUSE em desenvolvimento ou interessados ​​no subsistema MTD do Linux em geral podem ver esta série de patches com a última tentativa de solução para essa funcionalidade.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário