FERRAMENTAS LINUX: Uma especificação está sendo discutida para passar logs de firmware / bootloader para o sistema operacional

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Uma especificação está sendo discutida para passar logs de firmware / bootloader para o sistema operacional

 




Confira !!


Decorrente de um inquérito e discussão sobre o carregador de boot GRUB que começou há mais de um ano, uma nova especificação está sendo proposta para possível adoção pelo kernel Linux ao ser capaz de passar registros do bootloader ou do firmware do sistema para o kernel do sistema operacional para, por sua vez, expô-los ao usuário -espaço.

Um engenheiro da Akamai perguntou há mais de um ano à comunidade de desenvolvimento do GRUB sobre a capacidade de depurar hardware remoto sem um KVM. Surgiu o desejo de ser capaz de ler mensagens do carregador de inicialização GRUB de dentro do ambiente Linux em execução. Depois de discutir entre os desenvolvedores do GRUB e uma especificação inicial que eles começaram a debater no início deste ano, Daniel Kiper da Oracle acessou a lista de discussão do kernel do Linux para avaliar o interesse do kernel upstream em tal especificação e, finalmente, apoiá-la.

O objetivo seria permitir que o kernel do sistema operacional processasse esses logs de firmware / inicialização e, quando relevante, expô-los ao espaço do usuário. A especificação foi projetada para ser independente de plataforma e independente.

O "bf_log" conteria mensagens arbitrárias para passar para o kernel inicializado. A especificação trata da definição desse formato e dos detalhes relacionados. Mas ainda falta definir como apresentar esses logs ao sistema operacional. O caminho provável para a transmissão de tais informações seriam as tabelas de configuração UEFI e outras vias semelhantes disponíveis nas plataformas ACPI e DeviceTree.

Se a capacidade de acessar o bootloader / logs de firmware do sistema inicial de um kernel Linux inicializado são de possível interesse para você, a proposta de especificação vale a pena examinar. No momento, os desenvolvedores estão trabalhando para definir as especificações antes de passar e trabalhar nos patches reais para nomes como o GRUB e o kernel do Linux.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário