FERRAMENTAS LINUX: A AMD está fazendo progresso no firmware de código aberto - inicialmente com o OpenBMC

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

A AMD está fazendo progresso no firmware de código aberto - inicialmente com o OpenBMC

 


Confira !!

Enquanto ainda estamos esperando para ver o que a AMD pode fazer para retornar ao AGESA de código aberto ou melhor suportar Coreboot e similares, eles estão fazendo algumas incursões com o suporte de firmware de código aberto - além do contexto dos Chromebooks, onde continuam a se envolver devido de acordo com os requisitos de engenharia do Google. A AMD está trabalhando para " alinhar-se com a direção da indústria de pilhas de firmware de código aberto " com seu foco inicial no suporte de firmware de código aberto OpenBMC para suas plataformas de servidor.

Supreeth Venkatesh da AMD falou nesta semana na Conferência de Firmware de Código Aberto virtual (OSFC 2020) sobre o trabalho que estão realizando em torno do OpenBMC. Foi reconhecido que este trabalho está sendo feito devido à direção da indústria hoje em dia de preferir pilhas de firmware de código aberto (e ser "um bom cidadão de código aberto"), mas não chegou a delinear quaisquer outros planos de firmware de código aberto neste momento fora do OpenBMC. Dado o interesse do cliente e as tendências da indústria, eles têm trabalhado para dar suporte ao suporte OpenBMC de código aberto nas plataformas de referência de servidor AMD. Pela apresentação, parece que a equipe de engenharia do Twitter esteve envolvida com a criação e entre os usuários interessados, mas certamente outros jogadores importantes da indústria também estão notando.

OpenBMCpara quem não sabe, é o esforço para fornecer uma pilha de firmware de código aberto baseada em Linux para controladores de gerenciamento de placa de base. O OpenBMC é apoiado por empresas como IBM, Intel, Google e Facebook. O OpenBMC é usado por empresas como o servidor Talos II da Raptor Computing System e o desktop Blackbird como parte de sua abordagem de hardware totalmente aberto.



Atualmente, eles têm o OpenBMC trabalhando em sua plataforma de referência AMD EPYC "Etanol", enquanto o suporte para a nova plataforma EPYC "Daytona" está em obras. Eles esperam em breve aumentar o suporte DeviceTree no kernel Linux em torno da plataforma Daytona, que foi sua plataforma de referência inicialmente para a série EPYC 7002 "Rome".

Os recursos que eles estão trabalhando para avançar incluem conformidade com IPMI 2.0, conformidade com Redfish, tratamento de depuração remota com OpenBMC, um driver de kernel APML SB-RMI, gerenciamento de energia de CPU e funcionalidade RAS.


As mudanças OpenBMC de código aberto da AMD estão sendo testadas por meio deste branch do GitHub . Mais detalhes no deck de slides OSFC . Ótimo ver mais envolvimento da AMD em torno do suporte de firmware de código aberto e será muito interessante ver aonde essa jornada nos levará em 2021.

Também vale a pena observar o trabalho independente que a 3mdeb está realizando no Trenchboot DRTM (Raiz Dinâmica de Confiança para Medição) em Plataformas AMD. Se a funcionalidade do tipo AMD Secure Startup for de seu interesse, consulte este conjunto de slides para obter os detalhes sobre como trabalhar com o AMD Secure Startup da empresa 3mdeb.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário