Confira !!
A Microsoft continua empurrando novo código para o Mesa 21.0 enquanto seus esforços em torno do Mesa continuam aumentando principalmente em torno da aceleração de GPU dentro do Windows Subsystem for Linux (WSL), bem como permitindo que programas como OpenGL e OpenCL funcionem no Windows 10 na ausência de GL nativo / CL drivers usando Mesa para traduzir as APIs para consumo por drivers Direct3D 12.
O código mais recente lançado no Mesa 21.0 esta noite é a biblioteca "spirv_to_dxil" para traduzir SPIR-V para DXIL indo dessa representação intermediária que pode ser usada por OpenGL / OpenCL / Vulkan para a linguagem intermediária Microsoft DXIL. A linguagem intermediária DXIL é um mapeamento direto de nível inferior de HLSL que pode ser consumido por drivers de GPU.
Para que serve essa nova biblioteca SPIR-V para DXIL? Questionados sobre isso na solicitação de mesclagem, é parte de seu trabalho em torno do padrão W3C WebGPU provisório e em obter isso acelerado em relação aos drivers Direct3D. WebGPU é o padrão W3C em andamento, apoiado pela Microsoft e outros como sucessor do WebGL. WebGPU é baseado em conceitos gráficos / computacionais modernos. A linguagem de sombreamento WebGPU é WGSL como uma representação intermediária muito próxima ao SPIR-V.
Como o WGSL da WebGPU está tão próximo do SPIR-V, a Microsoft está procurando aproveitar o Mesa e ir de WGSL para SPIR-V e traduzir para NIR antes de produzir como DXIL que pode ser consumido por drivers Windows Direct3D. Isso evita que a Microsoft tenha que escrever um caminho WGSL inteiro para DXIL próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário