FERRAMENTAS LINUX: A Intel está adicionando uma interface para passar dicas de carga de trabalho para o kernel Linux para fins térmicos / de energia

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

A Intel está adicionando uma interface para passar dicas de carga de trabalho para o kernel Linux para fins térmicos / de energia

 

Confira !!

O código térmico INT340X da Intel, usado por empresas como o Intel Thermal Daemon "Thermald" para gerenciamento térmico / de energia com seus SoCs modernos, agora será capaz de aceitar dicas de carga de trabalho para tomar decisões térmicas mais informadas.

Com o Kernel Linux 5.11, o código do kernel INT340X é definido para ver um driver de caixa de correio introduzido para manipulação de dicas de carga de trabalho. A intenção é dar uma indicação ao hardware / firmware sobre o que está sendo executado para melhor gerenciar a energia do sistema e as condições térmicas.

As dicas inicialmente suportadas pelo código da caixa de correio INT340X incluem:

rajada

semi_ativa ociosa

[ou se você está experimentando o código "-next" atual no momento, use o "burusty" ]

sustentada

bateria_life


Essas dicas diferentes podem ser gravadas em /sys/bus/pci/devices/0000:00:04.0/workload_request/workload_type pelo espaço do usuário. O valor afetará o aumento de energia do hardware e outro comportamento de energia / térmico do sistema.

O novo código do driver é testado no branch "linux-next" da térmica antes do Linux 5.11, que deve ser inaugurado na próxima semana.

Será interessante ver o impacto de potência / desempenho que o uso dessas dicas terá nos laptops modernos da Intel. Também será interessante ver que software de espaço de usuário do Linux pode acabar oferecendo essas opções ao usuário e / ou criando seus próprios meios de semear as dicas automaticamente.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário