FERRAMENTAS LINUX: O CentOS 8 termina no próximo ano para concentrar a mudança no fluxo do CentOS

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O CentOS 8 termina no próximo ano para concentrar a mudança no fluxo do CentOS


Confira !!


Bem, aqui está uma surpresa para aqueles que há muito usam o CentOS como a reconstrução do Red Hat Enterprise Linux com o suporte da comunidade ... CentOS 8 terminará em 2021 e avançando o CentOS 7 permanecerá com suporte até o final de seu ciclo de vida, mas o CentOS Stream continuará ser o foco como o futuro upstream do RHEL.

Para aqueles que dependem do CentOS 8 para desfrutar da confiabilidade e dos recursos do Red Hat Enterprise Linux 8, mas sem os custos de licenciamento, etc, isso terminará em 2021. No final de 2021, o CentOS 8 não será mais mantido, mas o CentOS 7 permanecerá em um estado de manutenção com suporte até 2024.

O Projeto CentOS terá como foco o avanço apenas no CentOS Stream como o ramo upstream / desenvolvimento do Red Hat Enterprise Linux. Os usuários do CentOS 8 são incentivados a iniciar a transição para o CentOS Stream 8.

O Projeto CentOS anunciou esta mudança de foco hoje através do Blog CentOS .

O anúncio da Red Hat, entretanto, está promovendo a mudança como benéfica para o CentOS Stream. A Red Hat também diz que a Intel irá colaborar com eles e com a comunidade no CentOS Stream. A Red Hat também fala com o Facebook usando um derivado do CentOS Stream em seus data centers.

Isso oferecerá pelo menos uma visão transparente do RHEL upsteam e potencialmente mais colaboração, mas uma decepção para aqueles que desejam uma compilação gratuita quase idêntica às versões atuais do RHEL8 que o CentOS 8 forneceu. O Oracle Linux continua a ser outra "reconstrução" popular do RHEL, mas com seus próprios recursos disponíveis também, como o Unbreakable Enterprise Kernel (embora o Red Hat Compatible Kernel também seja oferecido) e a Oracle está tentando vender contratos de suporte também. Enquanto isso, no ano passado, o Scientific Linux EOL se tornou a outra alternativa popular da comunidade ao Red Hat Enterprise Linux e encaminhou seus usuários para o CentOS.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário