Enquanto o Debian 11 "Bullseye" congela e não começa antes de janeiro , o instalador do Debian para Bullseye está em alpha há pouco mais de um ano . Hoje marca o terceiro lançamento alpha do Instalador Debian para Bullseye.
Notável com esta atualização alfa é a mudança para o kernel Linux 5.9.0-4. Linux 5.9 é atualmente a série de kernel estável mais recente. Veremos se o Linux 5.10 acabará se tornando no Debian 11 "Bullseye", especialmente porque este será um lançamento de kernel de suporte de longo prazo (LTS) mantido por um período de pelo menos cinco anos, então presumivelmente eles tentarão se alinhar esta versão do kernel para Bullseye.
Outra diferença notável com esta atualização do Debian Installer é partman-auto para o particionamento automático aumentando o tamanho de / boot . Quando precisar fazer uma partição / boot separada, como para casos de uso de criptografia de disco completo, o tamanho agora será 512 ~ 768M em vez de 128 ~ 256M como é o padrão atual. Este aumento está sendo feito porque o padrão atual há muito é considerado "muito pequeno", pois muitas vezes três imagens do kernel nem cabem mais no / boot sem estarem preenchidas.
Esta atualização do instalador também tem detecção de hardware e melhorias de driver com brltty, novas linguagens de Kabyle e Occitan, adicionando ntfs-3g-udeb no ARM64 e uma variedade de correções. Algumas das mudanças de suporte de hardware com o instalador Debian Bullseye Alpha 3 incluem habilitar o instalador gráfico em ARM64, descartando imagens de CD único Xfce, descartando imagens ISO 2 e 3 de DVD para AMD64 / i386, habilitando a construção do instalador GTK Debian para ARM64 e suporte para muito novo suporte de hardware ARM.
O novo suporte de hardware inclui o Pinebook Pro, OLPC XO-1.75, NanoPi NEO Air, Firefly RK3399, RockPRO64 RK3399 / ROCK64 RK3328 e mais.
A lista completa de mudanças pode ser encontrada em debian-devel-announce .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário