FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.11 reduz a voltagem / corrente do AMD Zen sobre a falta de documentação

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O Kernel Linux 5.11 reduz a voltagem / corrente do AMD Zen sobre a falta de documentação

Confira !!


O driver "k10temp" de monitoramento de hardware do Linux está deixando de oferecer suporte para relatar a tensão da CPU e as informações atuais para processadores baseados em Zen da AMD devido à falta de documentação para poder oferecer suporte adequado à funcionalidade.

No início de 2020, esse driver de temperatura AMD hwmon de longa data adicionou suporte para relatórios de corrente e tensão de núcleo / SoC com processadores Zen com base no trabalho da comunidade e em algumas das melhores suposições sobre os registros apropriados. Mas agora esse suporte está sendo abandonado por falta de precisão em algumas configurações e a possibilidade de até mesmo danificar o hardware.

A semana passada foi a principal solicitação de pull do hwmon para o ciclo do Linux 5.11, enquanto o enviado hoje foi uma atualização secundária com a única mudança sendo a remoção deste relatório de corrente / tensão k10temp.

O suporte está sendo removido , pois "parece que não valeu a pena."

O envio real do Git está removendo o suporte do k10temp continua explicando:

As tensões e as correntes são informadas pelas CPUs Zen. No entanto, o meio para fazer isso não é documentado, muda de CPU para CPU e os dados brutos não são calibrados. As informações de calibração estão disponíveis, mas novamente não documentadas. Isso resulta em uma experiência do usuário menos do que perfeita, até a preocupação de que o carregamento do driver possa danificar o hardware (relatando tensões fora da faixa). O suporte eficaz para relatar tensões e correntes não é sustentável. Largue.

Para aqueles que desejam apenas métricas de energia, o driver "AMD_Energy" também está disponível com o kernel principal, mas atualmente apenas expõe detalhes de energia em CPUs EPYC após o suporte inicial Ryzen ter sido eliminado lá. Esperançosamente, a AMD publicará a documentação necessária em 2021 para permitir que este suporte a k10temp seja restaurado adequadamente. Pelo menos e sem dúvida mais urgente é o suporte de monitoramento de temperatura continuar a funcionar para o Zen através do Zen 3 (Zen 3 com o Kernel Linux 5.10+) com este driver k10temp.


Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário