Após a remoção do suporte original de primeira geração de CPU PowerPC no kernel Linux 5.10, a série PowerPC 400 original também parece que agora será removida também do kernel.
Patches foram enviados para remoção da plataforma PowerPC 40x do kernel principal. Isso é para as primeiras peças da série PowerPC 40x, mas não vai tão longe quanto remover a série PowerPC 440 mais recente, mas ainda antiga. As plataformas PowerPC 40x de Acadia, Kilauea, Klondike, Makalu, OBS600 e Walnut estão todas configuradas para remoção como parte desta limpeza do código específico de 40x.
Essa aposentadoria está chegando, pois essas plataformas PowerPC 40x ficaram órfãs por "muitos anos" no kernel da linha principal, sem ninguém se importar com o código.
Eliminar o suporte da série PowerPC 400 (pré-440) permite liberar alguns milhares de linhas de código na árvore do kernel. PowerPC 403 foi o primeiro com suporte de CPU afetado a ser removido, que remonta a 1994 e apresentava velocidades de clock de até 80 MHz. Os chips PowerPC 40x foram encontrados em decodificadores, clientes finos e outros dispositivos.
Os patches que removem o suporte a PowerPC 40x do kernel podem ser encontrados na lista de discussão do kernel .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário