FERRAMENTAS LINUX: Outro Driver Linux FBDEV é preparado para a remoção em favor de alternativa de DRM superior

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Outro Driver Linux FBDEV é preparado para a remoção em favor de alternativa de DRM superior

 


Confira !!

Durante anos, houve apelos para descontinuar o FBDEV do Linux e contornar a substituição dos drivers FBDEV por drivers modernos Direct Rendering Manager (DRM). Embora os fornecedores de hardware estejam agora tendendo para os drivers DRM (e o suporte à emulação FBDEV, se necessário) depois que o espaço incorporado foi um tanto quanto um obstáculo, os drivers FBDEV e o subsistema ainda existem conforme avançamos em 2021. Mas pelo menos mais um FBDEV O driver agora provavelmente será removido em favor de sua contraparte DRM moderna e mantida.

Thomas Zimmermann, da equipe de gráficos da SUSE, está propondo que o driver UDLFB seja removido do kernel principal, pois foi substituído pelo driver DRM UDL. Estes são os drivers de vídeo para suporte aos adaptadores de vídeo USB 2.0 baseados em DisplayLink.

Existem muitos adaptadores DisplayLink USB 2.0 que funcionam com os drivers UDLFB / UDL Linux. Nos últimos anos, embora o driver UDL DRM tenha sido o foco, o UDLFB não está recebendo muita atenção. Caramba, o driver DRM já existe há mais de 8 anos .

Mas dado que o driver UDL DRM está em boas condições e é superior ao driver de buffer de quadro clássico, é hora de deixar o primeiro ir. O patch que remove o driver de buffer de quadro UDLFB libera pouco mais de duas mil linhas de código do kernel e o driver DRM está claramente melhor hoje em dia.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário