Confira !!
A Raptor Engineering, conhecida por seu trabalho em sistemas POWER9 de código aberto, anunciou o Kestrel, um projeto de controlador de gerenciamento de placa de base (BMC) de código aberto que é aberto para o projeto e firmware HDL.
Raptor descreve o Kestrel como "o primeiro HDL aberto / soft BMC de firmware aberto, baseado em POWER e capaz de fazer IPL em sistemas OpenPOWER existentes!" Este não é um chip BMC físico, mas um BMC "soft" que atualmente é projetado e testado em Lattice ECP-5 FPGAs. Ele pode atualmente lidar com um carregamento de programa inicial (IPL) para um host POWER9 como os sistemas Blackbird e Talos II da Raptor Computing Systems depois de desativar o hardware ASpeed existente BMC encontrado nesses sistemas.
A Raptor continua pretendendo desenvolver Kestrel para sistemas OpenPOWER.
We're proud to announce Kestrel -- the world's first open HDL / open firmware soft BMC, built on POWER and capable of IPLing existing OpenPOWER systems! Check out the project README at https://t.co/jyZfHu2u9i, with basic tooling install instructions at https://t.co/7XvZTmz0bw
— Raptor Engineering (@RaptorEng) January 21, 2021
Isso é interessante para aqueles que desejam um sistema totalmente livre até a linguagem de descrição de hardware, pois embora haja o projeto OpenBMC para fornecer uma pilha de firmware BMC de código aberto em placas-mãe selecionadas, ele ainda depende, em última análise, de designs de BMC de hardware que não são abertos / livres na natureza.
Mais detalhes para os interessados no projeto Kestrel do Raptor podem ser encontrados neste repositório Git .
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário