FERRAMENTAS LINUX: A AMD RDNA2 "Duty Cycle Scaling" desligará a GPU sob a carga pesada para o alívio

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A AMD RDNA2 "Duty Cycle Scaling" desligará a GPU sob a carga pesada para o alívio


Confira !!


Um novo recurso de gerenciamento de energia Radeon com processadores gráficos RDNA2 sendo exposto pelo driver de código aberto Linux é Duty Cycle Scaling em nome de gerenciamento de energia / térmico com foco em hardware de baixo consumo de energia.

O Duty Cycle Scaling da AMD foi projetado para "SKUs com pequeno limite de energia" e foi projetado para desligar o núcleo gráfico e ligá-lo de volta com base nos limites de corrente / energia / temperatura. Sob cargas de trabalho pesadas, a funcionalidade AMD "DCS" controlada pelo firmware gráfico desligará a GPU durante cenários de carga pesada para alívio de energia / térmico antes de ser religada para retomar o trabalho.

Este é basicamente o oposto do GFXOFF existenteonde o núcleo gráfico pode desligar quando ocioso para economizar energia - A escala do ciclo de trabalho é apenas para lidar com altas temperaturas e uso de energia quando sob carga. A duração pela qual o DCS tem a GPU desligada é baseada no comportamento do firmware. Existe até um modo DCS alinhado a quadros, pelo qual o ciclo de energia da GPU aconteceria entre a renderização de quadros.

O patch do Linux enviado esta semana conecta o suporte DCS ao driver do kernel AMDGPU Linux. Esperançosamente, este é realmente o último recurso para lidar com energia / térmica, pois obviamente isso irá interromper o desempenho para renderização em tempo real. A implementação atual é apenas para "DCS assíncrono" com o modo DCS alinhado a quadros ainda não sendo suportado, portanto, neste modo DCS é desabilitado para tela cheia 3D e cargas de trabalho VR.

A versão inicial do suporte AMDGPU Duty Cycle Scaling limitou-o a Navy Flounder e Dimgrey Cavefish, enquanto a última revisão do patch mudou isso para ser habilitado em todas as GPUs anteriores ao Sienna Cichlid (série Radeon RX 6800/6900). Dado o tempo deste patch, o suporte DCS para o driver Linux provavelmente não será mantido até o Kernel Linux 5.13.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário