O primeiro de vários lotes de atualizações de recursos para o driver do kernel AMDGPU foi enviado na sexta-feira para antecipação da janela de mesclagem do kernel Linux 5.12 que deve ser aberta em fevereiro, enquanto a estreia do Linux 5.12 estável acontecerá provavelmente por volta de maio. Com essa atração inicial, vêm alguns novos recursos e melhorias em torno das recentes adições de suporte ao processador gráfico AMD.
Provavelmente de maior interesse para os usuários deste conjunto inicial de alterações de driver AMDGPU enfileiradas no DRM-Next é o overclocking OverDrive para a série Radeon RX 6000. Este foi um dos recursos não presentes inicialmente pelo driver AMDGPU Linux, mas agora está ajustado e pronto para uso. Tal como acontece com o suporte OverDrive Linux existente, ele é exposto via sysfs para overclocking baseado em linha de comando, mas pode ser implementado por aqueles interessados como um utilitário de controle GUI - apenas nada oficialmente da AMD.
Também significativo com esta solicitação pull é o suporte ao formato de pixel FP16 para o DCE8-DCE11 . Esse mecanismo de exibição das séries 8 a 11 se traduz aproximadamente em APUs Kaveri e dGPUs do Havaí por meio do hardware Polaris. Isso é útil para suporte de exibição HDR e reprodução de cores mais precisa. Já deveria ter visto o suporte FP16 nessas GPUs de gerações anteriores, mas finalmente chegou.
Outras mudanças do AMDGPU estão prontas para o Kernel Linux 5.12 incluem a manipulação de anel IH retrabalhado em Vega e Navi, manipulação de HDP retrabalhada também para Vega e Navi, atualizações de software SMU para Van Gogh e Renoir e outras limpezas e correções de código de baixo nível. Um recurso "MALL Stutter" também foi habilitado como uma otimização de energia quando o monitor está ocioso.
A lista inicial de patches AMDGPU para o Kernel Linux 5.12 por meio desta solicitação de pull . Espere mais alterações de AMDGPU na fila nas próximas semanas.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário