FERRAMENTAS LINUX: O Driver Vulkan "AMDVLK" da AMD está tornando mais fácil mudar para o driver RADV

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O Driver Vulkan "AMDVLK" da AMD está tornando mais fácil mudar para o driver RADV

Confira !1


A AMD começou a preparar seu novo código de driver de código aberto antes do próximo lançamento do driver AMDVLK, que provavelmente ocorrerá nesta semana ou na próxima. Com este dump de código AMDVLK mais recente, há suporte para troca de tempo de execução fácil entre os drivers AMDVLK e RADV Vulkan.

Já é bastante fácil alternar entre vários drivers Vulkan graças ao carregador Vulkan comum e ao manuseio do ICD, mas com o driver AMDVLK mais recente ficou ainda mais fácil. A AMD criou uma camada Vulkan que o torna tão fácil quanto definir uma variável de ambiente para indicar se você deseja usar o driver AMDVLK ou o driver de código aberto Mesa RADV Vulkan da "comunidade".

Quando a camada Vulkan é ativada, é só uma questão de definir AMD_VULKAN_ICD = RADVcomo uma variável de ambiente antes de executar quaisquer jogos / aplicativos que você prefere executar com RADV em vez do driver oficial AMDVLK. Considerando que o RADV é "não oficial" e mantido por empresas como Valve, Google e a comunidade de código aberto, é interessante vê-los reconhecer os sucessos do RADV adicionando essa camada para facilitar a troca em tempo de execução.

Esta camada Vulkan foi adicionada hoje como parte deste commit do XGL . Esta atualização também tem ajuste de desempenho para Navi 2 (RNDA 2) com X-Plane, The Talos Principle, Mad Max, F1 2017 e Rise of the Tomb Raider.

As fontes estão lá agora, enquanto o primeiro lançamento com a tag AMDVLK 2021, acompanhado pelos binários RHEL e Ubuntu x86_64, deve acontecer nos próximos dias para fácil consumo.

Fonte

Até a próxima !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário