Confira !
No ano passado, com o Fedora 33, o zRAM foi ativado por padrão . A configuração era que usar um drive zRAM compactado para espaço de troca leva a um melhor desempenho e, por sua vez, a uma melhor experiência do usuário. Alguns spins do Fedora têm usado swap-on-zRAM por padrão, retrocedendo muitas versões, enquanto desde F33 ele é usado para todos os spins. Agora, com o Fedora 34, a configuração está sendo ainda mais refinada.
Com o Fedora 33, a configuração zRAM foi limitada a 0,5 fração de RAM ou 4 GB, o que for menor, enquanto para o Fedora 34 a fração zram será 1.0 e o tamanho máximo zRAM definido para 8GiB.
A proposta de mudança descreve o plano: "O Fedora 33 habilita o zram por padrão. O tamanho dos dispositivos de troca virtual foi definido de forma que a quantidade de memória usada para páginas de troca compactadas fosse limitada a um quarto da memória física em cenários típicos. Esse tamanho agora é aumentado para metade da memória física (a zram-fraction torna-se 1,0, o max-zram-size torna-se 8 GiB). Isso permite que sistemas com pequenas quantidades iniciem com sucesso o instalador Anaconda e outros programas. "
Isso em particular deve ajudar a experiência do Fedora 34 para sistemas com quantidades mínimas de RAM. O
O Fedora 34 chegará em sistemas com pequenas quantidades de RAM também deve se beneficiar do plano para habilitar o systemd-oomd por padrão para a distribuição.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário