Confira !!
Em 2019, o suporte foi adicionado ao GNOME 3.34 para permitir o início do XWayland sob demanda . Com este recurso opcional, o suporte XWayland só seria inicializado quando necessário (sob demanda) para rodar clientes X11. Esse suporte agora amadureceu o suficiente para que o próximo GNOME 40 seja habilitado por padrão.
A partir de hoje, o Mutter 40 é a ativação por padrão do tratamento sob demanda do XWayland. Isso ocorre após uma verificação mais robusta para ajudar a garantir que os clientes X11 não estejam mais ativos antes de encerrar o XWayland. Esse mais outro trabalho agora permite que seja habilitado por padrão .
O código mais recente é considerado bom o suficiente para tornar o XWayland on-demand por padrão, de modo que o XWayland só seja inicializado quando necessário. Mas enquanto o start-up será sob demanda, para encerrar o XWayland quando os clientes não estiverem mais ativos será deixado para um recurso opt-in (experimental) ... A opção "autoclose-xwayland" precisará ser habilitada se você quer que o XWayland desligue quando achar que não há mais clientes X11 ativos.
Olivier Fourdan da Red Hat, que liderou o trabalho, explicou a necessidade de autoclose-xwayland: " Fechar o Xwayland automaticamente depois que todos os clientes X11 relevantes forem embora é inerentemente ousado, se um novo cliente aparecer bem no momento em que estamos matando o Xwayland. Corrigindo o possível. as condições de corrida entre os clientes mutter, Xwayland e X11 podem levar algum tempo. "
O GNOME 40 está se preparando para ser um grande lançamento previsto para março.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário